segunda-feira, 18 de julho de 2016

O povo inuíte

O povo inuíte

Conheça o povo inuíte, sua história, suas características e suas distribuições geográficas.


O povo inuíte é composto por aborígenes norte-americanos que vivem em regiões extremamente frias e pertencentes ao Canadá. São comumente chamados e conhecidos como “esquimós”, termo este que significa “comedor de carne crua”. No entanto, maior parte dos inuítes rejeita este termo e prefere ser reconhecido como inuíte ou inuit. A língua oficial dos inuítes é o “Inuktitut”. Língua esta, que ainda é falada em todas as comunidades Inuítes, é utilizada em suas rádios e faz parte do currículo escolar, sendo assim, são ensinadas nas escolas das comunidades.

O Canadá é dividido em dez províncias e três territórios diferentes. As províncias são: Alberta; Colúmbia Britânica; Ilha do Príncipe Eduardo; Manitoba; Nova Brunswick; Nova Escócia; Ontário; Quebéc; Terra Nova e Labrador; e Saskatchewan. Os territórios são: Nunavut; Territórios do Noroeste; e Yukon. Em Nunavut, cerca de 85% da população é inuíte, ainda que nesta região, a densidade populacional seja baixíssima. Os inuítes também estão presentes nos Territórios do Noroeste, nas regiões de Terra Nova e Labrador e em regiões próximas como o norte de Quebéc.

O povo inuíte vive nessas regiões a cerca de 4000 a 5000 anos e durante todo esse tempo sempre foi um povo observador da natureza, do clima, das paisagens, dos astros, das estrelas e dos sistemas ecológicos que os rodeavam. Isso contribuiu para que fossem constituídas sua cultura e suas crenças religiosas e espirituais. A religião inuíte é essencialmente xamânica e repleta de recursos ligados à natureza. Seus conhecimentos, semelhante ao de muitas culturas antigas e pagãs, geralmente é transmitido oralmente, no entanto, existem registros escritos e epopeias que facilitam o entendimento de leigos.

Por viverem em regiões extremamente frias, os inuítes criaram várias tecnologias que estavam adaptadas ao seu meio de vida. Eram ferramentas que eles utilizavam para se locomover, caçar, realizar tarefas domésticas, tecer e fazer várias outras coisas. Treinavam e usavam cães para se locomover no gelo através de trenós. Construíam caiaques e umiaks (barcos específicos para caça) para se deslocarem pelas águas geladas a fim de caçar animais como baleias por exemplo. Por muito tempo os inuítes sobreviviam da caça às baleias, até a chegada de colonizadores em meados do século XVII, que foi modificando este cenário aos poucos pelo comércio de peles.

A questão é que os europeus também praticavam a caça às baleias e utilizavam navios baleeiros. Alguns deles chegaram até a região do Ártico. Por conta disso houve os primeiros contatos entre os aborígenes inuítes e os europeus. A caça às baleias continuou até declinar por volta do século XVIII. Apesar de serem caçadores, os inuítes sempre fizeram isso com muito respeito à natureza, afinal, precisavam se alimentar. Sempre trataram os humanos como tratam a natureza e os animais, parte de um todo.

Esse mercado de peles que era feito, deixou o povo inuíte mais próximo dos europeus do que dos canadenses propriamente ditos. Até que a população canadense foi crescendo e aumentando suas posses territoriais e chegaram nas regiões onde habitavam os inuítes. Com esse crescimento, por volta dos anos de 1940, o governo canadense se fez mais presente nas regiões do ártico e passou a incentivar o povo inuíte a viver em colônias fixas em vez de ficarem migrando conforme as estações, como estavam acostumados vivendo em seus acampamentos sazonais.

A partir de então, os inuítes passaram a formar sociedades menos migratórias e utilizar tecnologias diferentes. Atualmente, já utilizam meios de transporte mais apropriados para locomoção no gelo, armas de caça, equipamentos campinos modernos e outros tipos de tecnologia para uso cotidiano. Apesar disso, ainda mantém seus costumes e continuam os transmitindo para seus descendentes.


Com o tempo, foram se tornando cada vez mais rigorosos com a caça. Em boa parte das regiões habitadas pelos inuítes, a exemplo de Terra Nova e Labrador, é extremamente proibido caçar e matar qualquer tipo de animal que esteja em sua fase de reprodução. Isso ajuda a manter o equilíbrio ecológico e não deixar faltar o que caçar nas temporadas de caça.

A caça é um dos atributos mais característicos da cultura inuíte. Isso porque ela se relaciona muito com os conceitos de família transmitidos pelo povo. Numa família inuíte, todos trabalham em conjunto. Isso faz com que a cooperação, o trabalho e a união sejam princípios fundamentais da sociedade inuíte. Caçam juntos e partilham juntos o que conseguem, cada um fazendo a sua parte.

Os inuítes trabalham em todas as áreas na sociedade canadense, mas principalmente no mercado turístico e artístico, no qual muitas vezes atuam como guias turísticos e realizam passeios em trenós ou expondo a arte inuíte. Segundo dados do governo canadense, cerca de 30% dos inuítes obtém ganhos trabalhando meio período com suas esculturas, entalhes e gravuras.

Texto escrito por Zetrusk, não permitida a cópia. Plágio é crime! Se utilizar algo aqui contido, faça referência.

Créditos e agradecimentos

Grande parte das informações aqui contidas foram retiradas do site oficial do governo do Canadá. Você pode acessar a página clicando aqui.

Agradecimentos ao governo canadense pela preocupação em disponibilizar informações importantes sobre a população canadense e os inuits, contribuindo para que o mundo conheça um pouco mais sobre a história, economia e condição desse povo.


Texto escrito por Zetrusk, não permitida a cópia. Plágio é crime! Se utilizar algo aqui contido, faça referência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do texto? A leitura contribuiu de alguma forma com seu conhecimento? Faça uma retribuição deixando o seu comentário. Isso é muito importante para ajudar o blog crescer cada vez mais. É também, um gesto de gratidão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...